zl mapemaento

Um mapa que parece não encaixar nele mesmo, mostra o mundo de outro jeito. É o Mapa Dymaxion, criado pelo designer e arquiteto Buckminster Fuller. Ele permite pensar algumas coisas sobre mapeamento, especialmente como certos soluções que parecem ser técnicas trazem junto visões de mundo, e como fazer mapas acaba sendo apresentar visões sobre o mundo na forma de informação cartográfica.

As pessoas acham que precisam de mapas para descobrir caminhos e conhecer lugares. Mas não seria possível também pensar que os mapas inventam estes lugares, ou dizendo de uma forma mais comum nos textos especializados sobre o assunto, que os mapas criam territórios? O que significa desenhar um mapa, num caso como o da chegadas dos portugueses ao Brasil? Foi um encontro muito mais violento do que os livros de história costumam contar, o que vem levando alguns historiadores e antropológos a falar em invasão, ao invés de descobrimento.

Com isto em mente, vejamos alguns exemplos de mapas.

250-1-governing-the-new-metropolis-spread

(Living in the Endless City)

(An Atlas of Radical Cartography +)

Transborder Immigrant Tool

Transborder_Immigrant_Tool_Concept,_showing_working_tool_and_screenshot_from_Nokia_e71

Hoje em dia o planeta terra é conhecido de muitos aspectos, e temos a impressão que já não há tanta coisa a ser mapeada. Até mesmo a forma como a terra é vista de fora de sua superfície se tornou uma imagem possível de conceber.

screenshot0

 

E há inclusive “mapeamentos” de coisas invisíveis:

Redes Sem Fio

51fAQDKM+GL

Uma das possibilidades que vem se consolidando recentemente é o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para monitoramento do meio-ambiente. Este livro de Emily Gertz e Patrick Di Justo, por exemplo, apresenta uma série de possibilidades para desenvolvimento como  Arduíno: Environmental Monitoring with Arduino. Como construir um leitor de ruído com um microfone e um amplificador? Ou medir a pureza da água com um dispositivo de condutividade? São algumas das possibilidades discutidas. Mas, a esta altura, talvez a quantidade de termos especializados, como arduíno e condutividade comece a soar exagerada, ainda mais que mesmo sabendo o que é um microfone e um amplificador, poucas pessoas imaginam que eles possam ser usados para algo além de cantar com mais ou menos afinação.

Air
Preemptive Media

Pigeon Blog
BeatrizDaCosta_Pigeonblog

Nuage Vert
He He Group

http://hehe.org.free.fr/hehe/texte/nv/

iSee
Institute for Applied Autonomy

Pan&Tone

Gambiólogos: uma série de usos criativos desta possibilidade foi reunida na boa curadoria de Fred Paulino em torno do conceito de Gambiologia; a reutilização de coisas que poderiam ir parar no lixo é uma perspectiva bastante discutida entre os grupos que se interessam por usos alternativos de tecnologia. O assunto é tão disseminado, que formou-se uma grande rede em torno do assunto, conhecida como Metareciclagem.

Mas este universo não é voltado apenas para estas possibilidade menos fora do padrão de uso dos equipamentos, geralmente associadas a novos caminhos da arte. Existem também usos mais pragmáticos, voltadas para necessidade de pessoas ou comunidades, que podem ser resolvidas em suas próprias garagens.

 

 

 

 

…………………………………………………………

https://www.youtube.com/watch?v=q4FoNuzkPX8