O Primeiro Cinema: antes e depois do corte

Irmão Lumiére
http://www.youtube.com/watch?v=4nj0vEO4Q6s


http://www.youtube.com/watch?v=sHhPWiTz_zc&feature=related

Meliés

http://www.youtube.com/watch?v=dxB2x9QzXb0&feature=related

Plano: o conceito de plano é um tanto amplo, e a palavra é utilizada de uma forma bem elástica. Uma definição útil é de que plano é o intervalo que há entre dois cortes. O plano é considerado a menor unidade fílmica. O plano costuma ser classificado de acordo com diversos critérios.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Terminologia_de_cinema

Tipos de plano

quanto à distância entre a câmera e o objecto filmado (enquadramento)
quanto à duração
  • Plano relâmpago: dura menos de um segundo, correspondendo quase a um piscar de olhos.
  • Plano-sequência: é um plano tão longo que se pode dizer que corresponde a uma sequência inteira do filme.
    A touch of evil, Orson Welles
    http://www.youtube.com/watch?v=Yg8MqjoFvy4v
  • Entre esses dois extremos, pode haver planos mais curtos (com duração de uns poucos segundos) ou mais longos (durando um ou vários minutos). Mas é claro que a percepção de um plano como curto ou longo depende não apenas de sua duração, mas também do que acontece no decorrer do plano.
quanto ao ângulo vertical
  • Plongê (do francês plongée, “mergulhado”) ou Picado: a câmara está posicionada acima do seu objecto, que é visto, portanto, em ângulo superior. No exemplo mais simples, filma-se um personagem colocando-se a câmara acima do nível de seus olhos.
  • Contra-plongê ou Contra-picado: a câmara colocada abaixo do objeto faz com que o espectador veja a cena de baixo para cima (por exemplo, abaixo do nível do olhar do personagem).
    2001 http://www.youtube.com/watch?v=85wCw3ArNhs&feature=related
quanto ao ângulo horizontal
  • Frontal: é o plano em que a câmara filma o personagem ou objeto de frente.
  • Lateral (ou de perfil): o personagem é visto de lado.
    Pulp Fiction http://www.youtube.com/watch?v=lXA-eeyKX0s&p=260D39B81CCF7F26&playnext=1&index=11
  • Traseiro: o personagem é visto por trás.
  • Plano de 3/4: ângulo intermediário entre o frontal e o lateral (assim chamado porque mostra aproximadamente 3/4 do rosto do personagem).
  • Plano de 1/4: ângulo intermediário entre o lateral e o traseiro.
quanto ao movimento
  • Plano fixo: é aquele em que a câmara permanece fixa, sobre o tripé ou outro equipamento adequado, ainda que haja movimento interno no plano, de personagens, objectos, veículos, etc.
  • Panorâmica: é o plano em que a câmara, sem se deslocar, gira sobre seu próprio eixo, horizontal ou verticalmente.
  • Travelling: é o plano em que a câmara se desloca, horizontal ou verticalmente, aproximando-se, afastando-se ou contornando os personagens ou objectos enquadrados, sendo para isso utilizado algum tipo de veículo (carrinho), sobre rodas ou sobre trilhos, ou com a câmara na mão ou ainda com algum tipo de estabilizador.
    O homem elefante
    http://www.youtube.com/watch?v=2RDW1ldM9zM
  • Zoom: é um movimento aparente de aproximação (zoom in) ou de afastamento (zoom out) em relação ao que é filmado, provocado por uma manipulação das lentes da câmara, sem que a câmara em si execute qualquer deslocamento ou rotação.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_(cinema)

1) Janela Indiscreta – Alfred Hitchcock
2) Era uma Vez no Oeste – Sergio Leone
3) Ação entre Amigos – Beto Brant
4) O Cubo – Vicenzo Natali
5) A Pequena Loja de Horrores – Frank Oz
6) Doze Homens e uma Sentença – Sidney Lumet
7) O Grande Lebowsky – Ethan Coen e Joel Coen
8) 2046 – Wong Kar-Wai
9) Adrenalina – Mark Neveldine e Brian Taylor
10) Daunbailó (Down by Law) – Jim Jarmursch 11) Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças – Michel Gondry