Discussão sobre antecedentes e emergência da Cultura Remix (Garrafa de Suze, de Picasso; O fenômeno do êxtase, de Salvador Dali; O crítico de arte, de Raoul Hausmann; Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord; Histórias do Cinema, de Jean-Luc Godard.

ver:
Cultura Sampler, de Marcus Bastos

Remix como polifonia e agenciamentos coletivos, de Marcus Bastos
http://www.premiosergiomotta.org.br/diversos/d_550

Para introduzir a entrevista de hd mabuse à revista Trópico, Giselle Beiguelman afirma: “Uma das grandes potencialidades da internet ainda é a reconfiguração do conceito de autoria, não só do ponto de vista jurídico, no que se refere à propriedade intelectual, mas também cultural, no que tange a novos repertórios de criação”.

Beiguelman explica que “Dia a dia surgem novos coletivos que merecem esse nome não porque pretendem ser mais contemporâneos que os grupos, mas por se articularem de formas distintas, sem pressupor hierarquia de funções, centralidade administrativa ou metas únicas”.

Nem faz tanto tempo assim, mas a web 2.0 ainda não havia surgido. Na época, sempre conforme a editora da sessão novo mundo da Trópico, “A onda, lançada com o Critical Art Ensemble ainda no século passado (hehehe), em meados dos anos 90, pegou e hoje aponta para a disseminação de parâmetros alternativos de produção e distribuição cultural, como os que norteiam o brasileiríssimo Re:combo”.

Beiguelman esclarece que “Os conceitos ideológicos do projeto são o princípio de recombinação aliado à estrutura funcional e estética dos Combos de Jazz e à intertextualidade, explica o pernambucano h.d. mabuse, um dos pioneiros do Re:combo, na entrevista a seguir”.

Um pouco deste universo pode ser discutido a partir de projetos como:

Kingdom of Piracy, de Shu Lea Cheang:
http://kop.fact.co.uk/
http://www.medienkunstnetz.de/works/kingdom-of-piracy/

Reciclador Multicultural
http://plagiarist.org

YouTag
http://bambozzi.wordpress.com/projetosprojects/youtag/

Errata Erratum
http://www.djspooky.com (procurar mais para o final da lista “Art”)

Jonah Brucker-Cohen

A entrevista completa com mabuse está em:
http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/1386,1.shl

Outros exemplos desta cultura sampler são discutidos em:
http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/1626,1.shl
(este texto será usada para discutir uma história expandida do remix, voltando rapidamente ao universo da colagem, da montagem, do detournment, e outras práticas que nas artes visuais e no cinema dialogam com formas de reciclagem, apropriação e recombinação de mídias)

do remix ao recombinante… ex.Mech, de Bill Seaman