Com a participação de convidados internacionais e de vários cursos e programas da PUC, a Semana de Abertura do Semestre no curso de Comunicação e Multimeios discute temas ligados à recente pandemia do COVID-19, e seus impactos nos processos de experimentação e mediação com as linguagens, pensando do corpo aos novos formatos audiovisuais.

The face as a medium of sociability, in a time of pandemic

palestra de Amit Pinchevski
Entendendo o rosto como mídia e como parte do corpo que todos temos mas é singular a cada um, o pesquisador vai discutir o rosto como um meio de sociabilidade, no âmbito da pandemia do COVID-19.
YouTube https://www.youtube.com/watch?v=URFN5IdENpU (clique para acessar)
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Smile to Vote
palestra de Alexander Peterhaensel
A partir de instalação que usa algoritmos de inteligência artificial para detectar o voto do participante, o artista vai discutir as implicações políticas e os riscos à democracia dos novos processos de mapeamento de dados usados em redes sociais e aplicativos.
YouTube https://www.youtube.com/watch?v=zJvG-EmtJcw (clique para acessar)
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Narrativas, num mundo mediado por telas
conversa entre Christine Mello e Elisabete Alfelde Rodrigues
Hoje, o trabalho, o acadêmico e os relacionamentos pessoais estão num formato único: audiovisual. Migramos para um formato que tinha exclusividade no entretenimento e na experiência artística. Tempo de pandemia, tempo de novos comportamentos. Nesse novo tempo, estamos dependentes das telas ainda que sob a variedade de formatos. Do museu e da galeria que se transformam em cinema, vídeo e televisão, à tela como o “não lugar", o audiovisual compartilhado pelos espaços públicos de rápida circulação enseja não apenas novos tipos de experiência narrativa, mas também deslocamentos de aparatos, materialidade, mediação e corporeidade. Assim, é diante da tela, no formato audiovisual, que vamos conversar sobre as narrativas características deste momento.
Auditório Bertolt Brecht no Teams (clique para acessar)

Curadoria online, antes e durante a pandemia
palestra de Gabriel Menotti
Recuperando suas experiências com curadorias de arte e audiovisual em rede e para aplicativos, o pesquisador vai refletir sobre as possibilidades do formato, e o que mudou com a pandemia do COVID-19.
YouTube https://www.youtube.com/watch?v=oG7tTNew2X8 (clique para acessar)
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Diversidade na pesquisa: outras vozes e saberes
conversa entre Felipe Merker Castellani e Larissa Macêdo
Baseados em seu envolvimento com pesquisas que se apoiam em pensamentos contracoloniais e nas relações de gênero e étnico-raciais, os pesquisadores vão conversar sobre a presença de outras vozes e saberes na Universidade.
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Existências penduradas
palestra de Norval Baitello Jr.
Tema de seu livro mais recente, as coisas do ar e os universos suspensos motivam o pesquisador a elaborar uma ecologia das imagens que leva em conta sua relação complexa com a existência, e reflete sobre os ambientes que estamos criando em consequência da atual inflação visual.
YouTube https://www.youtube.com/watch?v=v4W_VH4iidg

Corpos: alteridades, escritas, políticas, poéticas
conversa entre Annita Malufe e Christine Greiner
Conversa sobre a instabilidade de corpos constituídos em narrativas, imagens e movimentos. Como a literatura, a filosofia e as artes do corpo se atravessam nos processos de criação?  Como pensar as bricolagens somáticas da vida que não é apenas humana? Os gestos menores e suas fabulações?
Auditório Bertolt Brecht no Teams (clique para acessar)

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Alexander Peterhaensel expôs suas obras internacionalmente, recebeu e foi nomeado para vários prêmios e bolsas, entre outros: Arista em Residência da Comissão Européia (2018 -2019), Ars Electronica (2017, 2018), Bienal de Artemídia de Wroclaw (2019), Centro Bozar de Belas Artes em Bruxelas (2019), Parlamento Europeu (2019), Festival de Filme e Vídeo Documentário de Kassel (2018) e re:publica Berlin (2018). Desde 2020 é professor de Mídias Digitais na Universidade de Ciências Aplicadas de Brandenburg. O foco de seu ensino e pesquisa são as estratégias de design crossmedia, que são informadas por processos algorítmicos, especialmente realidade mixta (XR) e inteligência artificial (AI). De 2014 a 2019 foi professor assistente de Imagem em Movimento e Processos Digitais no Instituto de Mídias Baseadas em Tempo da Universidade das Artes de Berlin. Lá ele também foi responsável pelo Laboratório de Pós-Produção e pela implementação do Laboratório de Realidade Virtual, que funciona desde 2016.

Amit Pinchesvki é professor de comunicação e jornalismo na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde ensina desde 2004 após ter completado o Doutorado na Universidade McGill, no Canadá. Seus interesses de pesquisa voltam-se para a teoria e a filosofia da comunicação e da mídia, focando especialmente nos aspectos éticos dos limites da comunicação, do testemunho mediado, da memória, do trauma e das patologias da comunicação. É autor de livros como By ways of interruption: Levinas and the Ethics of Communications (Duquesne UP, 2005) e Transmitted Wounds: Media and the Mediation of Trauma (Oxford UP, 2019).

Annita Malufe é professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. É doutora em teoria literária pela Unicamp, com estudos sobre poesia contemporânea e filosofia da diferença francesa. Fez pós-doutorado na PUC-SP e na USP, sobre a escrita de Gilles Deleuze e as poéticas de Samuel Beckett e Christophe Tarkos. É autor de livros como Um caderno para coisas práticas (Ed. 7 Letras, 2016), Ensaio para casa vazia (Ed. 7 Letras, 2016) e Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar (Ed. 7 Letras / FAPESP, 2011).

Christine Greiner é professora do Departamento de Artes da PUC-SP. Ensina no curso de graduação em Comunicação das Artes do Corpo e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, onde coordena o Centro de Estudos Orientais. É autora de livros e artigos sobre corpo, cultura japonesa e arte contemporânea, com ênfase na dança e na performance. Como curadora, tem concebido diversas exposições com Ricardo Muniz Fernandes, desde 2008, em parceria com Sesc e Fundação Japão, como Tokyogaqui, Revolta da Carne e Corpos de Imagens.

Christine Mello. Crítica, curadora e pesquisadora, é autora de Extremidades do vídeo (Senac, 2008), coautora de Tékhne (MAB, 2010) e organizadora e autora do livro Extremidades: experimentos críticos (2017). É pós-doutora em Artes pela ECA-USP, doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora da PUC-SP e da FAAP, em São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea, e coordenadora editorial da Coleção Extremidades (editora Estação das Letras e Cores). Como crítica de arte e curadora, trabalhou na Bienal de São Paulo, Videobrasil, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madri), Itaú Cultural, Laboratorio Arte Alameda (Cidade do México), Paço das Artes, Sesc São Paulo, entre outros.

Elisabete Alfelde Rodrigues possui graduação em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestrado e Doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica/PUCSP. É professora do quadro de carreira – categoria Associado – da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente dos Cursos de Graduação em Comunicação e Multimeios, Letras; Especialização/COGEAE: Roteiro em áudio e audiovisual; e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária. Tem experiência nas áreas de Comunicação (Audiovisual) e Literatura, com pesquisa nos seguintes temas: os fundamentos da roteirização audiovisual; os fundamentos da animação; ficção seriada (TV e web) e os procedimentos de tradução intersemiótica envolvendo a literatura e o audiovisual.

Gabriel Menotti é crítico e curador independente. Possui um doutorado em Media and Communications pelo Goldsmiths College, University of London (2011) e outro em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Já trabalhou como visiting lecturer na Middlesex University e no Goldsmiths College. Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos para o Século XXI da Universidade de Wisconsin-Milwaukee sobre os usos de tecnologias digitais para preservação de patrimônio. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFES, e professor nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PPGCOM) e em Artes (PPGA), na mesma instituição. Coordena a rede de pesquisa Besides the Screen. Tem experiência e interesse nas áreas de comunicação, arte conceitual, curadoria, arquitetura, tecnologia midiática, patrimônio cultural, redes digitais, cinema, videogame, subculturas.

Felipe Merker Castellani é artista multimídia, pesquisador e professor. Suas pesquisas práticas e teóricas atuais têm como campo problemático a criação musical em relação a outras práticas artísticas, como o vídeo e a dança, especificamente em contextos de criação coletiva e colaborativa. Desenvolve instalações interativas, videoinstalações e performances audiovisuais em parceria com artistas de diversas áreas. É mestre e doutor em música na área de Processos Criativos junto ao Instituto de Artes da Unicamp, e bacharel em composição musical pela Faculdade Santa Marcelina. Entre 2013 e 2014 realizou estágio de pesquisa no Centre de recherche Informatique et Création Musicale (CICM), Université Paris 8/ Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord. Entre 2017 e 2018 realizou estágio de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de eventos nacionais e internacionais dedicados à criação artística experimental, como o Festival Música Nova, o Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, o Sonorities Festival (Belfast, Irlanda do Norte), o Festival Sonoimágenes (Buenos Aires, Argentina), a Mostra Arquinterface (Galeria de Arte do Sesi-SP), o Programa de Exposições Individuais do Centro Cultural São Paulo, a Mostra Labmis 2016 (MIS-SP), dentre outros. É membro do Grupo de Estudos Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea (PUC-SP) e líder do Grupo de Pesquisa Corpo-Imagem-Som: Pesquisa Artística e Práticas Experimentais (CA-UFPel). Atualmente é professor adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atua nos cursos de bacharelado em Música e Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Artes Visuais.

Larissa Macêdo é crítica, curadora, pesquisadora, professora e publicitária. É doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde desenvolve uma pesquisa relacionada às práticas artísticas de mulheres afro-indígenas nas redes sociais, e onde desenvolveu a pesquisa de mestrado “Poéticas do efêmero: novas temporalidades em rede a partir do Instagram Stories”. Além de realizar trabalhos relacionados à crítica e à curadoria de arte, também é professora dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Belas Artes (SP), ministra cursos e oficinas com temáticas voltadas para as redes sociais digitais e participa do Grupo de Pesquisa Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea, coordenado por Christine Mello. Também é integrante do lab eXtremidades, que tem como objetivo fomentar processos de ativação de estudos e encontros abertos ao público relacionados às novas estéticas, às práticas sociais e aos modelos de produção artísticos e multimídia.

Norval Baitello Junior é professorescritor e teórico da Comunicação. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim, é professor da Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Nesta mesma instituição foi diretor da Faculdade de Comunicação e Filosofia onde criou os cursos de Comunicação e Artes do Corpo e de Comunicação e Multimeios. Foi Pesquisador Parecerista Ad Hoc e Coordenador da área de Comunicação e Ciências da Informação de  2007 – 2016 – FAPESP. Fundou o Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC), por meio do qual mantém intenso diálogo com várias universidades nacionais e internacionais e onde criou a Revista Ghrebh- (2002-2012). É presidente do Congresso Internacional de Comunicação e Cultura (ComCult) e diretor científico do Arquivo Vilém Flusser São Paulo. Recebeu o prêmio de “Maturidade Acadêmica" da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em 2015.