“Os iletrados do futuro vão ignorar tanto o uso da caneta quanto o da câmera” Moholy-Nagy

A partir da introdução e do primeiro capítulo do livro Sintaxe da Linguagem Visual (Caráter e Conteúdo do Alfabetismo Visual), será discutido:

1. o que significa ver? algumas características da visão (circunscrita a um enquadramento, direcional, veloz, fragmentária, sintética, instantânea, “quente” no sentido de que é dispersa e com alta taxa informacional)

2. “Visualizar é ser capaz de formar imagens mentais” (p. 14)

“O pensamento através de imagens domina as manifestações do inconsciente, o sonho, o semi-sonho hipnagógico, as alucinações psicóticas e a visão do artista” (Arthur Koestler)

A visão pode ser descritiva (Nighthawks; Edward Hopper, 1942) ou criativa (Persistência da Memória; Salvador Dali, 1931): enxergamos coisas que somos capazes de recriar por meio de imagens e enxergamos fenômenos mentais cuja visualidade forjamos por meio de imagens.

“Quanto mais imagens enxergamos, menos conseguimos ver” Jean-Luc Godard

“Passamos a organizar nossas necessidades e nossos prazeres, nossas preferências e nossos temores, com base naquilo que vemos. Ou naquilo que queremos ver” (p. 6)

“Embora usada por nós com tanta naturalidade, a visão ainda não produziu sua civilização”

2. o escopo da linguagem visual (que abrange do design à pintura, passando pela fotografia e, por manifestações em que o visual se combina com outras linguagens, como o cinema, a arquitetura e a escultura)

3. “A forma acompanha a função” (Sullivan)

4. A sintaxe visual

“O ponto, a unidade visual mínima, o indicador e marcador do espaço”

“A linha, o articulador fluido e incansável da forma, seja na soltura vacilante do esboço seja na rigidez de um projeto técnico”

“A forma, as formas básicas, o círculo, o quadrado, o triângulo e todas as suas infinitas combinações, permutações de planos e dimensões”

“A direção, o impulso de movimento que incorpora e reflete o caráter das formas básicas, circulares, diagonais, perpendiculares”

“O tom, a presença ou ausência de luz, através da qual enxergamos”

” A cor, a contraparte do tom com o acréscimo do componente cromático, o elemento visual mais expressivo e emocional”

“A textura, óptica ou tátil, o caráter de superfície dos materiais visuais”

“A escala ou proporção, a medida e o tamanho relativo”

“A dimensão e o movimento, ambos implíticos e expressos com a mesma freqüência”

A centralidade do contraste