A disciplina apresenta os principais elementos da sintaxe audiovisual, no âmbito de uma contextualização sobre a forma como o surgimento de equipamentos mecânicos, eletrônicos e digitais mudaram os modos de produção e circulação de som e imagem em movimento. Partindo de um recorte histórico, que retorna à problemas da pintura e da fotografia para relacionar com temas típicos dos estudos de cinema, vídeo e instalação, as aulas partem de debates conceituais e construção de repertório para uma série de exercícios que visam permitir ao aluno um entendimento inicial dos recursos de filmagem e montagem, assim como seus usos no âmbito das artes visuais.

26.02 Apresentação: bibliografia, temas e avaliação.
04.03 A construção do olhar realista e as sintaxes do enquadramento.
“A visão que se desprende: Manet e o observador atento no fim do século XIX”, de Jonathan Crary
11.03 Relações entre arte e audiovisual e os tipos de diálogo entre imagem e som.
“A Imagem Expandida: sobre a Musicalização das Artes Visuais no Século Vinte”, de Sandra Naumann
18.03 Imagem, ação, tempo, movimento: a montagem de narrativas audiovisuais.
“Montagem”, de Gilles Deleuze
01.04 Porosidades do vídeo: montagem não-linear e desconstruções da verosimilhança.
“Vídeo e teoria da imagem”, de Philippe Dubois
08.04 A externalização do ambiente: montagem espacial, das telas às instalações.
“Cinematographic Installation” e “Sound Installation”, de Juliane Rebentisch
15.04 Gravação de imagens e sons: câmeras, gravadores e o estúdio como espaço de criação 
VGA, HD, Full HD, 4k, FPS, .MOV, .MPEG, .AIF, .MP3, Tipos e Características de Luz / Usos padrão
22 e 29.04  Log, links e práticas de montagem: timeline, composição, elementos sonoros
CODECs, Tipos de Compressão e sua relação com os dispositivos de saída, O fluxo de trabalho no Adobe Premiére
06.05 Telas, projetores e placas: formas de output audiovisual.
ANSI Lumens, Lentes e Placas para Gerenciamento de Saída
13.05 a 10.06 Desenvolvimento e Apresentação de Obra Audiovisual para Exibição.