Antonhy Dunne é responsável por projetos como o Sniffer Dog (acima), um produto especulativo que estimula crianças (e adultos) a refletirem sobre os rumos das tecnologias de vigilância na sociedade contemporânea. Ele também é autor de livros como Design Noir e Hertzian Tales, que mudaram a visão sobre o desenvolvimento de projetos. Dunne é um dos responsáveis pela inclusão de elementos afetivos e um entendimento mais complexo do ser humano no cardápio do design. Nem sempre é um avesso radical do funcionalismo, na medida em que trata-se de um design abrangente e heterogêneo, incapaz de descartar completamente seus outros. Mas com certeza é uma abordagem que incorpora o lúdico, o ficcional e o inútil como elementos importantes na concepção de propostas que, mais do que produtos a serem vendidos, constituem-se como objetos que afetam a rede complexa de relações humanas. Se os objetos moldam grande parte de nossas vidas, Dunne é um artesão de visões alternativas, que vão do distópico ao prospectivo, deslocando o lugar do design para longe do utilitarismo onde a modernismo o instalou. Para conhecer melhor suas ideais, vale assistir o keynote “What if… Crafting Design Speculations”, disponível no VIMEO.
texto para download: O projeto; Desde antes do começo até depois do fim, CHICO HOMEMAnthony Dunne: abordagens contemporâneas