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Instalação interativa com três ambientes (“liberdades”, “imagens” e “ruídos”) em que os gestos sobre uma tela ‘touch screen’ permitem controlar a opacidade de suas várias camadas de imagens e sons. O aplicativo, exibido na forma de uma instalação em que o público participa da montagem de um vídeo que mistura documentário, remixes audiovisuais e ensaio, é programado para gerar densidade de informação na tela. Ao navegar, o material exibido é reconfigurado de forma automática, procurando gerar uma sensação de excesso de informação ao mesmo tempo que oferece ferramentas para buscar leituras e formas de organização dos textos, vídeos e sons disponíveis. Outro aspecto deste vídeo interativo é a mistura de trechos de durações variáveis e formatos diferentes, às vezes até mesmo discrepantes, numa experiência que pretende explorar a maior maleabilidade do vídeo digital, e investigar possibilidades de difusão através de interfaces interativas e maneiras de navegar que dispensam teclado e mouse.

Intelectuais e anônimos falam sobre utopias libertárias, formas de interdição, e de como se relacionam com as imagens e sons que saturam as paisagens urbanas contemporâneas. São 10 fragmentos que surgem como ‘clusters’ audiovisuais fora de controle. Por meio de DIALs agrupados ao vídeo e controles de opacidade acionados conforme o deslocamento horizontal das janelas soltas na tela, o interator ajusta o foco das imagens e sons existentes em cada ambiente. Ao fazê-lo, modela da forma que deseja o conteúdo, em processo que faz do agenciamento do interator um mecanismo de exercício do pensamento crítico. Os diferentes temas misturam-se, sem delimitar fronteiras claras entre um e outro.

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Interactive video in which the gestures over a ‘touch screen’ monitor allow the editing of its several audiovisual layers. The project gathers fragments of interviews, films and sounds on the topics “freedom”, “images” and “noises”. The testimonies (collected during 2006, with specialists and anonymous) discuss libertarian utopies, techniques of interdiction, and how to relate with the images and sounds that constitutes the contemporary urban landscapes. There are 10 fragments that appears as out-of-control audiovisual clusters. When navigating, the interactor focus certain images and sounds. By doing so, s/he shapes the content of the video as s/he wishes, in a process that transforms the agency of the user in a device for critical thinking. The different topics mix themselves, avoiding the establishment of clear frontiers between them.

Experts and anonymous speak about libertarian utopies, patterns of prohibition, e and how they relate with the images and sounds that saturate the contemporary urban landscapes. 10 fragments that appears as out of control audiovisual ‘clusters’. Using DIALs embed in the videos and opacity controls triggered by the vertical and horizontal movement of the onscreen floating windows, the interactor adjusts the focus of each environment existing images and sounds. By doing so, he models as he wishes the content, in a process that makes user agency a device to exercise critical thinking. The different topic mixes themselves, without limiting clear frontiers among each other.

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direção, roteiro e edição Marcus Bastos
coordenação de produção Martha Schneider
fotografia (depoimentos) Rodrigo Gontijo
desenho de som Dudu Tsuda
tecnologia Jim Andrews (DIALs for Director)


Fiat Mostra Brasil escolhe 30 artistas que participarão de exposição
Nota sobre a FIAT Mostra Brasil, no Canal Contemporâneo

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Interface Disforme também foi exibido na exposição Recortar e Colar CRTL + C CTRL + V, curadoria de Cauê Alves e Juliana Monachesi, no SESC Pompéia.