livros Forums foto + impressão Fechamento de Arquivos para Impressão

Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • #4507
    marcus bastos
    Keymaster

    clique nos arquivos para ampliar

    criarArquivo-INDD
    IMPORTANTE
    ARQUIVOS TEM QUE ESTAR NO PADRÃO PARA SEREM IMPRESSOS
    Os arquivos de InDesign tem que ser criados com a finalidade de serem impressos. Para conferir se o arquivo foi criado no padrão correto, é preciso acessar FILE —> DOCUMENT SETUP.

    A lista dropdown que aparece no item INTENT oferece três parâmetros:

    _Print: para impressão
    _Web: otimizado para internet
    _Digital Publishing: para distribuição em formato PDF

    sangrarImagens
    SANGRAR IMAGENS
    Todas as imagens com área limite para além das margens do layout precisam incluir uma área de segurança para evitar problemas no momento em que a página impressa for refilada: para isso, o correto é marcar com as réguas uma área entre 3 e 5 mm “para fora” da página, e “esticar” a foto para que ela preencha esta área.

    resolução
    RESOLUÇÃO DAS IMAGENS
    Para garantir a melhor qualidade de distribuição das imagens, é preciso conferir se elas estão na resolução correta para cada tipo de saída possível. Como foi explicado em aula no início do semestre, a resolução adequada para cada saída muda. No caso do processo de impressão, o padrão é usar uma resolução que seja o dobro da lineatura de saída da impressora (as impressoras offset padrão costuma ter entre 133 e 150 LPI; para imprimir neste tipo de máquina, é preciso ter arquivos entre 266 e 300 DPI).

    Uma regra intuitiva e rápida, na hora de salvar os arquivos em Photoshop

    _Print: 300 DPI (gráficas profissionais)
    _Web: 72 DPI (internet, TV, celular)
    _Digital Publishing: 150 DPI (gráficas rápidas, PDFs para publicação online com distribuição por download)

    mudarTamanho
    AJUSTAR TAMANHO DAS IMAGENS AO LAYOUT
    Antes de exportar o arquivo para impressão, é importante preparar as imagens no Photoshop. O ideal é que a imagem apareça no layout do arquivo com tamanho 100% (ampliar ou diminuir a imagem em mais de 10% de seu tamanho prejudica a qualidade de impressão). Há duas formas de acertar o tamanho da imagem: criar um arquivo com o tamanho que a imagem será aplicada no layout e “transformar” a imagem para encaixar na área disponível (EDIT —> TRANSFORM) ou mudar o tamanho do arquivo (isto será explicado adiante).

    GaussianBlur
    imagem 1

    FILTROS QUE  “DISFARÇAM” A AMPLIAÇÃO DAS IMAGENS
    O processo de “encaixar” a imagem no tamanho previsto no layout pode demandar que ela seja ampliada, o que reduz sua qualidade. Existem formas de disfarçar um pouco esta perda de resolução.

    IMPORTANTE: A QUALIDADE DA IMAGEM ORIGINAL E A QUANTIDADE AMPLIAÇÃO AFETAM O RESULTADO FINAL DESTE PROCESSO. IMAGENS MELHORES PERMITEM UMA MARGEM DE AMPLIAÇÃO MAIOR. EM TODO CASO, O PHOTOSHOP NÃO FAZ MILAGRE, SE A IMAGEM ORIGINAL FOR RUIM OU SE FOR NECESSÁRIO UMA AMPLIAÇÃO MUITO GRANDE, O RESULTADO DA IMAGEM IMPRESSA SERÁ RUIM.
    UnsharpMask
    imagem 2

    Para compensar a perda de qualidade quando uma imagem é ampliada, é possível aplicar em seqüência os seguintes filtros:

    _Filter —> Blur —> Gaussian Blur (imagem 1)
    _Filter —> Sharpen —> Unsharp Mask (imagem 2)

    Não existe uma regra que define a quantidade que deve ser aplicada de efeito. O tamanho e a qualidade da imagem afetam o resultado. QUANTO MENOR O VALOR APLICADO NOS EFEITOS, MELHOR: O OBJETIVO NÃO É INTERFERIR NA IMAGEM, APENAS AMENIZAR UM POUCO O EFEITO DE PIXELIZAÇÃO GERADO QUANDO ELA É AMPLIADA.

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.