A pesquisa que coloca em diálogo processos experimentais e pesquisa conceitual sobre os formatos de edição em tempo real que tornaram-se presentes em manifestações como a performance audiovisual ou a dança contemporânea. O foco do projeto é investigar os elos entre estes procedimentos e as práticas mais amplas do audiovisual experimental, desde o surgimento do cinema e as reconfigurações propostas pelas artes do vídeo, aos rumos das linguagens contemporâneas resultantes do surgimento de equipamentos e programas capazes de permitir manipulações complexas de imagem e som em tempo real (sejam cenas abstratas produzidas por processos algorítmicos ou interferências em imagens filmadas e sons gravados). A metodologia da pesquisa aproxima-se das discussões teóricas da arqueologia das mídias, que busca um engajamento com a materialidade dos processos de linguagem e uma investigação do papel epistemológico que o tempo real passa a assumir numa cultura marcada pelo uso de redes de comunicação intermitentes, pervasivas e mutantes conforme o contexto em que operam. A pesquisa aborda, de forma ampla, o modo como a relação entre redes e espaços físicos vem criando arquiteturas imateriais, o que muda a forma de produzir linguagem, viver e mesmo construir, nas cidades contemporâneas.